Fisioterapia Manual

Entre em contato

Fisioterapia Articular Analítica (Conceito Sohier)

“O Conceito Sohier é um método totalmente manual que visa garantir a melhora e a estabilidade do aparelho locomotor. É outra forma de olhar a fisiologia da máquina humana e o tratamento de patologias de origem mecânica (nos micro movimentos articulares)”.

Para Raymond Sohier o bom rendimento de uma articulação não é sinônimo da boa saúde de seus tecidos. O método propõe ir além de um processo de adaptação a uma lesão existente no músculo ou na postura, pois busca influenciar os equilíbrios biológicos dos tecidos pela rearmonização articular, ou seja, primeiro trata a articulação e depois trata o músculo.

Fonte: http://www.fisioterapiaanalitica.com.br/

Técnicas Osteopáticas

O tratamento é baseado num exame clínico no qual o diagnóstico osteopático deve ser feito a partir de uma avaliação criteriosa, que viabilizará o atendimento terapêutico através de técnicas manuais.

– A prática osteopática se baseia na crença de que todos os sistemas do corpo estão relacionados. Assim, qualquer disfunção em um sistema afeta todos os outros. Além disso, crê que o corpo tem total capacidade de se curar sozinho, desde que todas as suas estruturas estejam equilibradas.

As quatro leis básicas da osteopatia:

1. A estrutura determina a função

O Ser Humano é um todo indivisível. Suas estruturas são as diferentes partes de seu corpo (ossos, músculos, pele, glândulas etc.) e a função é a atividade de cada uma das partes (respiratória, cardíaca, digestiva etc.). Todas as partes do corpo tem uma relação entre estrutura e função.

Para Still, criador do método, se a estrutura está em harmonia, não pode haver doença. Toda doença se origina de um distúrbio na harmonia da estrutura.

2. A unidade do corpo

O corpo humano tem a capacidade de se auto-regular, reencontrando a harmonia e o equilíbrio em suas estruturas.

Para se referir a essa capacidade, Still usa o termohomeostasia, ssituando-a no que ele chama de sistema miofascioesquelético. Tal sistema teria a capacidade de guardar “na memória” qualquer trauma sofrido.

3. A Autocura

Still afirma que o corpo tem em si mesmo tudo o que é necessário para curar e evitar as doenças, porém é necessário que não haja obstruções nos canais nervosos, linfáticos, vasculares, além da nutrição celular e eliminação de [[dejeto]s.

4. A regra da artéria é absoluta

Segundo Still, sendo o mecanismo de envio de nutrientes para as células, a função arterial é primordial. Se as artérias não funcionarem corretamente, o sistema venoso será mais lento, o que acumulará toxinas, gerando doenças.

Indicações:

Hérnias discais, artroses, dores na coluna vertebral (cervicaos, dorsais, lombares e sacrais) nevralgias, cervicobraquialgia, ciáticas, dores com componentes estáticos (quadril, joelhos, pés), deformações na coluna (cifose, escoliose, hiperlordose), patologias esportivas (câimbras, dores musculares, tendinites), além de cefaleias, vertigens.

Quiropraxia

A Quiropraxia trata principalmente de problemas neuro-músculos-esqueléticos, assim sendo alterações nas articulações, tendões, ligamentos, músculos, bursas, discos, etc. Quiropraxista também tratam problemas nos nervos, mas somente se estes estiverem sendo influenciadas por condições músculo-esqueléticas.

As terapias manuais são a principal meio de tratamento com Quiropraxia, mas a manipulação articular ou ajustamento quiroprático é a principal forma de tratamento. Além disso, os Quiropraxistas são habilitados a dar orientação sobre atividades, hábitos saudáveis e estilo de vida e orientação ergonômica.

A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.

Os quiropraxistas não prescrevem medicamentos nem realizam cirurgias ou outros procedimentos invasivos.

A definição de Quiropraxia, proposta pela Federação Mundial de Quiropraxia (WFC), é a seguinte:

“Profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações mecânicas do sistema neuro-músculo-esquelético e os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral. Há uma ênfase em terapias manuais, incluindo a manipulação ou ajustamento articular”