Fisioterapia Desportiva

Entre em contato

A Fisioterapia Desportiva é uma especialidade da fisioterapia que busca a reabilitação da lesão do atleta e seu retorno, o mais breve possível ao esporte.
A idéia é que, visto ser esse um indivíduo com características totalmente diferentes dos demais, poder dar um suporte quanto a sua necessidade de praticar exercícios e gastar sua energia em outras atividades que não seu esporte de escolha no período da lesão. Assim como, mantê-lo ativo, para não perder seu condicionamento físico, e ter uma volta menos sofrida e com menos perdas a sua rotina de treinos.

Feito o diagnóstico da patologia, concluída a fase da reabilitação, iniciamos a prescrição de exercícios de prevenção, para que futuras lesões possam ser evitadas. Criar uma rotina de exercícios de força, alinhamento, flexibilidade e coordenação motora, são essenciais, para melhoras a performance e prevenir lesões futuras.

Objetivos

  • Retornar o atleta o mais rápido possível e com segurança dentro dos limites fisiológicos e clínicos pós lesão.
  • Mantê-lo ativo e descobrir alguma atividade que substitua temporariamente seu esporte de escolha. Adaptar exercícios durante sua lesão para mantê-lo tranqüilo e forte.
  • Orientar e preparar o atleta que deseja iniciar atividade física, mas que ainda necessita de intervenção fisioterapêutica
  • Avaliar funcionalmente se o atleta será apto a retornar ao esporte, minimizando as recidivas
  • Avaliar funcionalmente se o paciente será apto a retornar ao esporte, minimizando as recidivas
  • Prevenir as lesões esportivas e aparecimento/retorno de sintomas
  • Manter/promover a qualidade de vida e a condição do sistema músculo-esquelético nas afecções degenerativas naturais do envelhecimento

Indicações

O programa é indicado para todas as idades, que queiram voltar a praticar esportes após lesão, ou aqueles que querem iniciar a prática de exercícios, mas que necessitam de cuidados especiais até a alta da fisioterapia.

A fisioterapia esportiva é indicada nas disfunções traumato-ortopédicas e reumatológicas mediante a avaliação do fisioterapeuta. Dentre as patologias que a fisioterapia esportiva poderá atuar estão: pós-operatórios, lombalgias, lesões musculares e ligamentares, de cartilagem, hérnias, fraturas, tendinopatias, instabilidades articulares, processos degenerativos (artrose), etc.

Técnicas para reabilitação

Estas dependem do tipo da lesão e das necessidades frente à injúria e da modalidade esportiva de cada paciente.

  • Terapia manual (atuação nos desarranjos articulares, e método para ganhar a amplitude e diminuir a dor)
  • Treino funcional (processo de reabilitação final, segue o princípio da especificidade)
  • Exercícios proprioceptivos (melhora a resposta sensório-motora para a prática esportiva)
  • Massoterapia (contraturas, espasmos musculares)
  • Estabilização segmentar – CORE TRAINING e PILATES (fortalecimento da região pélvica, abdominal e paravertebral)
  • Bandagem funcional (atua na limitação de movimentos preservando a área lesada e na diminuição do quadro de dor em algumas injúrias)

Fonte: http://www.sinfisio.com.br/index.php?p=esportiva

Bandagem funcional ou kinesioTaping

A técnica consiste na colocação de uma fita especial e elástica sobre a área a ser estimulada, onde a força mais importante é a força de reação ao estiramento da fita. Com técnicas de analgesia, de estimulação e corretiva, o método tem uma gama de opções para que se alcancem os objetivos propostos

O que é ?

O KinesioTaping foi desenvolvido pelo quiropraxista Dr. Kenzo Kase no Japão há mais de 25 anos atrás.KinesioTaping é um método de bandagem que tem como objetivo a estimulação do sistema tegumentar (pele), através de estimulação somato sensorial.

Ela auxilia na terapia por meio de estímulos mecânicos constantes e duradouros na pele que por meio dos mecano receptores realizam um arco neural e contribuem para a percepção da posição e movimento articular.

É uma forma diferente de abordar as desordens musculares, tendinosas, ligamentares e circulatórias. A bandagem cria uma estabilização articular limitando as amplitudes e exerce uma pressão sobre a região da lesão, que induz a uma redução da circulação subcutânea. O KinesioTaping permite liberdade de movimento e funciona como uma bomba estimulando a circulação linfática.

KinesioTaping é uma terapia mecânica, sem medicamento, com fitas especiais, livres de látex, aderentes a pele, de material ondulado, que se ativa pelo calor do corpo. O paciente pode praticar esportes, trabalhar, tomar banho, fazer sessões de fisioterapia e todas as atividades da vida quotidiana com a bandagem.