Fisioterapia Postural

RPG

Reeducação Postural Global (RPG) é um método revolucionário para a correção de patologias do sistema músculo-esquelético. O método busca chegar a causa de um problema ou dor no sistema músculo-esquelético; a RPG trata a pessoa e não somente a queixa, é um método global de correção postural.

A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:

  • Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
  • Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência);
  • Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.

Um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis por alterações posturais. Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim,

Por que fazer?

Pra resolver problemas inflamatórios crônicos ou agudos, tratar e corrigir problemas posturais, tratar os desequilíbrios entre as cadeias musculares e resgatar a boa dinâmica e harmonia corporal.

Benefícios do RPG:

Proporciona diminuição da dor, equilíbrio das tensões, correção da postura,

  • Problemas morfológicos
  • Problemas posturais
  • Lesões Articulares
  • Patologias Reumáticas
  • Seqüelas Neurológicas Espasticas
  • Problemas Traumáticos
  • Doenças Respiratórias

GDS

Cadeias Musculares e Articulares GDS Bélgica

É um método global de fisioterapia e de abordagem biomecânica e comportamental, que atua na prevenção, no tratamento e na manutenção da boa organização corporal.

Uma abordagem curativa e terapêutica, que busca tratar dos processos inflamatórios e dolorosos relacionados as diversas partes corporais, tais como ombro, pescoço, coluna, joelho,cotovelo.

Ele propõe uma tomada de consciência, estimulando a percepção de como a pessoa se movimenta para modificar assim o que gerou as patalogias instaladas.

O Método visa uma leitura precisa do gesto, da postura e das formas do corpo, favorecendo uma abordagem individualizada. O conceito é de que nossa atitude postural e a forma de nosso corpo deriva de uma multiplicidade de fatores, desde a genética até o psiquismo e o comportamento.

Expressamos-nos através de seis famílias de músculos que dão ao corpo a possibilidade de se expressar. A cada uma destas famílias corresponde uma tipologia psicocomportamental. Entretanto, elas podem, em consequência de uma constância de tensão, aprisionar o corpo em uma determinada tipologia, dificultando sua adaptabilidade mecânica e comportamental e tornando-se, então, fonte de sofrimento. Neste momento, configuram-se no corpo cadeias de tensão musculares.

A proposta das Cadeias Musculares e Articulares GDS é a leitura precisa dessa linguagem a fim de determinar os meios de desfazer essa prisão muscular para que o corpo possa reencontrar a liberdade de movimentos e de expressão.

As Cadeias Musculares e Articulares

Cadeias AM – Anteromedianas

A atividade preferencial das cadeias anteriores e medianas AM está associada à afetividade, ao sensorial, à necessidade de ser amado. As cadeias AM são responsáveis pelo bom posicionamento de oitava vértebra torácica e da ancoragem do corpo. Estas, com a sua necessidade de toque, tem um papel fundamental na construção do ego e da consciência corporal.

Cadeias PM – Posteromedianas

A atividade preferencial das cadeias posteriores e medianas PM está associada à necessidade de ação, de realização e de desempenho, levando a uma atitude em propulsão para a frente. As cadeias PM tem um papel primordial na manutenção da verticalidade, freando a queda do corpo para frente.

Cadeias Posteroanteriores e Anteroposteriores

As três atitudes são subtensionadas muscularmente por uma mesma motivação: a necessidade de ser, da construção da individualidade e da busca do ideal em todos os níveis. Dois encadeamentos musculoaponevróticos subtensionam gerando essas três atitudes que, no seu funcionamento fisiológico, devem alternar suas respectivas atividades para manter o ritmo respiratório, manter o equilíbrio das massas, o eixo vertical e o centro de gravidade. As cadeias postero-anteriores PA entram em atividade na fase inspiratória e as cadeias anteroposteriores AP, na expiratória. Quando essas duas cadeias perdem a sua alternância fisiológica, é gerada a atitude PA-AP.

Cadeias Anterolaterais

A atividade preferencial das cadeias anteriores e laterais AL está associada a um modo relacional preferencialmente introvertido, caracterizado por uma seleção diante das trocas com o meio. Essas cadeias favorecem a adução, a flexão e a rotação interna da raiz dos membros, gerando uma atitude de recolhimento e podendo, no excesso, chegar a achatar o corpo no próprio eixo.

Cadeias Posterolaterais

A atividade preferencial das cadeias posteriores e laterais PL está associada a um modo relacional preferencialmente extrovertido, caracterizado pela necessidade de entrar em comunicação. Essas cadeias favorecem a abdução e a rotação externa das raízes dos membros, gerando uma atitude arqueada e desdobrada.

Método Leopoldo Busquet

O grande diferencial do método é integrar toda a anatomia da cabeça aos pés. É Um Método Global.

É baseado no relaxamento e posturas na busca de uma liberação a fim de reprogramar o bom funcionamento das cadeias fisiológicas

O método das cadeias fisiológicas está baseado em um exame completo que coloca em evidência os pontos de tensão em diferentes partes do corpo, ao nível de cada uma das cadeias. É aplicado em seguida um método de tratamento manual:

  • Para liberar as zonas de tensão;
  • Devolver uma boa mobilidade tissular às diferentes cadeias;
  • Devolver uma melhor função dos tecidos;
  • Devolver uma melhor estática corporal;

O tratamento propicia que o conjunto das funções corporais sejam então naturalmente (re)programadas.

O trabalho do fisioterapeuta, que usa o método Busquet, é eliminar ao máximo as tensões estruturais desnecessárias que são a base das disfunções, das deformações e das dores no corpo.

Um método pra todos

Permite o tratamento de pacientes desde o nascimento até uma idade bem avançada.

  • Crianças com problemas nos pés, joelhos, hiper cifoses e lordoses, escolioses, deformações torácicas, “dores do crescimento”, problemas otorrinolaringológicos, respiradores orais (bucais), má oclusão, problemas de acomodação visual, problemas de concentração, etc…
  • Desportistas para melhorar a confiabilidade e a performance.
  • Adultos, de forma geral,no intuito de prevenir ou atenuar as disfunções físicas, orgânicas assim como os efeitos da artrose.

As sessões

Possuem uma duração de 45 à 60 minutos de acordo com o problema do paciente.

A Frequencia

O tratamento completo se faz em um ritmo de uma vez por semana. Este trabalho de qualidade atinge o corpo em sua profundidade e demanda ao mesmo um tempo de assimilação e de regulação própria.

A Manutenção

Quando o tratamento é terminado, é aconselhado a realização de sessões de manutenção que deverão ter um espaço de 1 a 3 meses. O corpo possui uma memória tecidual e este trabalho periódico é o melhor tratamento preventivo

Fonte para maiores informações:
http://www.metodobusquet.com.br/quem-somos/index/tipo/metodo#sthash.YL1V7V1n.dpuf

Fisioterapia Manual

Fisioterapia Articular Analítica (Conceito Sohier)

“O Conceito Sohier é um método totalmente manual que visa garantir a melhora e a estabilidade do aparelho locomotor. É outra forma de olhar a fisiologia da máquina humana e o tratamento de patologias de origem mecânica (nos micro movimentos articulares)”.

Para Raymond Sohier o bom rendimento de uma articulação não é sinônimo da boa saúde de seus tecidos. O método propõe ir além de um processo de adaptação a uma lesão existente no músculo ou na postura, pois busca influenciar os equilíbrios biológicos dos tecidos pela rearmonização articular, ou seja, primeiro trata a articulação e depois trata o músculo.

Fonte: http://www.fisioterapiaanalitica.com.br/

Técnicas Osteopáticas

O tratamento é baseado num exame clínico no qual o diagnóstico osteopático deve ser feito a partir de uma avaliação criteriosa, que viabilizará o atendimento terapêutico através de técnicas manuais.

– A prática osteopática se baseia na crença de que todos os sistemas do corpo estão relacionados. Assim, qualquer disfunção em um sistema afeta todos os outros. Além disso, crê que o corpo tem total capacidade de se curar sozinho, desde que todas as suas estruturas estejam equilibradas.

As quatro leis básicas da osteopatia:

1. A estrutura determina a função

O Ser Humano é um todo indivisível. Suas estruturas são as diferentes partes de seu corpo (ossos, músculos, pele, glândulas etc.) e a função é a atividade de cada uma das partes (respiratória, cardíaca, digestiva etc.). Todas as partes do corpo tem uma relação entre estrutura e função.

Para Still, criador do método, se a estrutura está em harmonia, não pode haver doença. Toda doença se origina de um distúrbio na harmonia da estrutura.

2. A unidade do corpo

O corpo humano tem a capacidade de se auto-regular, reencontrando a harmonia e o equilíbrio em suas estruturas.

Para se referir a essa capacidade, Still usa o termohomeostasia, ssituando-a no que ele chama de sistema miofascioesquelético. Tal sistema teria a capacidade de guardar “na memória” qualquer trauma sofrido.

3. A Autocura

Still afirma que o corpo tem em si mesmo tudo o que é necessário para curar e evitar as doenças, porém é necessário que não haja obstruções nos canais nervosos, linfáticos, vasculares, além da nutrição celular e eliminação de [[dejeto]s.

4. A regra da artéria é absoluta

Segundo Still, sendo o mecanismo de envio de nutrientes para as células, a função arterial é primordial. Se as artérias não funcionarem corretamente, o sistema venoso será mais lento, o que acumulará toxinas, gerando doenças.

Indicações:

Hérnias discais, artroses, dores na coluna vertebral (cervicaos, dorsais, lombares e sacrais) nevralgias, cervicobraquialgia, ciáticas, dores com componentes estáticos (quadril, joelhos, pés), deformações na coluna (cifose, escoliose, hiperlordose), patologias esportivas (câimbras, dores musculares, tendinites), além de cefaleias, vertigens.

Quiropraxia

A Quiropraxia trata principalmente de problemas neuro-músculos-esqueléticos, assim sendo alterações nas articulações, tendões, ligamentos, músculos, bursas, discos, etc. Quiropraxista também tratam problemas nos nervos, mas somente se estes estiverem sendo influenciadas por condições músculo-esqueléticas.

As terapias manuais são a principal meio de tratamento com Quiropraxia, mas a manipulação articular ou ajustamento quiroprático é a principal forma de tratamento. Além disso, os Quiropraxistas são habilitados a dar orientação sobre atividades, hábitos saudáveis e estilo de vida e orientação ergonômica.

A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.

Os quiropraxistas não prescrevem medicamentos nem realizam cirurgias ou outros procedimentos invasivos.

A definição de Quiropraxia, proposta pela Federação Mundial de Quiropraxia (WFC), é a seguinte:

“Profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações mecânicas do sistema neuro-músculo-esquelético e os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral. Há uma ênfase em terapias manuais, incluindo a manipulação ou ajustamento articular”

Fisioterapia Desportiva

A Fisioterapia Desportiva é uma especialidade da fisioterapia que busca a reabilitação da lesão do atleta e seu retorno, o mais breve possível ao esporte.
A idéia é que, visto ser esse um indivíduo com características totalmente diferentes dos demais, poder dar um suporte quanto a sua necessidade de praticar exercícios e gastar sua energia em outras atividades que não seu esporte de escolha no período da lesão. Assim como, mantê-lo ativo, para não perder seu condicionamento físico, e ter uma volta menos sofrida e com menos perdas a sua rotina de treinos.

Feito o diagnóstico da patologia, concluída a fase da reabilitação, iniciamos a prescrição de exercícios de prevenção, para que futuras lesões possam ser evitadas. Criar uma rotina de exercícios de força, alinhamento, flexibilidade e coordenação motora, são essenciais, para melhoras a performance e prevenir lesões futuras.

Objetivos

  • Retornar o atleta o mais rápido possível e com segurança dentro dos limites fisiológicos e clínicos pós lesão.
  • Mantê-lo ativo e descobrir alguma atividade que substitua temporariamente seu esporte de escolha. Adaptar exercícios durante sua lesão para mantê-lo tranqüilo e forte.
  • Orientar e preparar o atleta que deseja iniciar atividade física, mas que ainda necessita de intervenção fisioterapêutica
  • Avaliar funcionalmente se o atleta será apto a retornar ao esporte, minimizando as recidivas
  • Avaliar funcionalmente se o paciente será apto a retornar ao esporte, minimizando as recidivas
  • Prevenir as lesões esportivas e aparecimento/retorno de sintomas,
  • Manter/promover a qualidade de vida e a condição do sistema músculo-esquelético nas afecções degenerativas naturais do envelhecimento

Indicações

O programa é indicado para todas as idades, que queiram voltar a praticar esportes após lesão, ou aqueles que querem iniciar a prática de exercícios, mas que necessitam de cuidados especiais até a alta da fisioterapia.

A fisioterapia esportiva é indicada nas disfunções traumato-ortopédicas e reumatológicas mediante a avaliação do fisioterapeuta. Dentre as patologias que a fisioterapia esportiva poderá atuar estão: pós-operatórios, lombalgias, lesões musculares e ligamentares, de cartilagem, hérnias, fraturas, tendinopatias, instabilidades articulares, processos degenerativos (artrose), etc.

Técnicas para reabilitação

Estas dependem do tipo da lesão e das necessidades frente à injúria e da modalidade esportiva de cada paciente.

  • Terapia manual (atuação nos desarranjos articulares, e método para ganhar a amplitude e diminuir a dor)
  • Treino funcional (processo de reabilitação final, segue o princípio da especificidade)
  • Exercícios proprioceptivos (melhora a resposta sensório-motora para a prática esportiva)
  • Massoterapia (contraturas, espasmos musculares)
  • Estabilização segmentar – CORE TRAINING e PILATES (fortalecimento da região pélvica, abdominal e paravertebral)
  • Bandagem funcional (atua na limitação de movimentos preservando a área lesada e na diminuição do quadro de dor em algumas injúrias)

Fonte: http://www.sinfisio.com.br/index.php?p=esportiva

Bandagem funcional ou kinesioTaping

A técnica consiste na colocação de uma fita especial e elástica sobre a área a ser estimulada, onde a força mais importante é a força de reação ao estiramento da fita. Com técnicas de analgesia, de estimulação e corretiva, o método tem uma gama de opções para que se alcancem os objetivos propostos

O que é ?

O KinesioTaping foi desenvolvido pelo quiropraxista Dr. Kenzo Kase no Japão há mais de 25 anos atrás.KinesioTaping é um método de bandagem que tem como objetivo a estimulação do sistema tegumentar (pele), através de estimulação somato sensorial.

Ela auxilia na terapia por meio de estímulos mecânicos constantes e duradouros na pele que por meio dos mecano receptores realizam um arco neural e contribuem para a percepção da posição e movimento articular.

É uma forma diferente de abordar as desordens musculares, tendinosas, ligamentares e circulatórias. A bandagem cria uma estabilização articular limitando as amplitudes e exerce uma pressão sobre a região da lesão, que induz a uma redução da circulação subcutânea. O KinesioTaping permite liberdade de movimento e funciona como uma bomba estimulando a circulação linfática.

KinesioTaping é uma terapia mecânica, sem medicamento, com fitas especiais, livres de látex, aderentes a pele, de material ondulado, que se ativa pelo calor do corpo. O paciente pode praticar esportes, trabalhar, tomar banho, fazer sessões de fisioterapia e todas as atividades da vida quotidiana com a bandagem.

Fisioterapia Geriátrica

Curativa ou preventiva

Pilates

Princípios do método:

  • Respiração
  • Contrologia
  • Precisão
  • Controle
  • Fluidez
  • Concentração
  • Objetivos
  • Alongamento e fortalecimento do corpo de forma integrada
  • Realinhamento postural
  • Reforçar e tonificar a musculatura
  • Reorganizar os movimentos
  • Melhorar coordenação motora e mobilidade articular
  • Desenvolver consciência e equilíbrio corporal
  • Benefícios
  • Melhora da Força, Flexibilidade e Mobilidade articular,
  • Melhora da postura e da respiração
  • Melhora de quadros dolorosos
  • Re-estabelece a confiança perdida como equilíbrio e segurança.
  • Melhora do sono, o ritmo intestinal, dores de cabeça e tensões musculares.
  • Auto estima, vigor e bem estar

Pilates em grupo:

  • As aulas se dividem em exercícios de solo e equipamentos.
  • Cada aluno tem suas singularidades, que serão analisadas, e os exercícios personalizados definidos.
  • Existem momentos coletivos, e momentos individuais dentro da aula em grupo.

Pilates em grupo:

  • As aulas se dividem em exercícios de solo e equipamentos.
  • Cada aluno tem suas singularidades, que serão analisadas, e os exercícios personalizados definidos.
  • Existem momentos coletivos, e momentos individuais dentro da aula em grupo.

O nosso mestre foi um grande sábio e deixou como herança o nosso amado método Pilates. Você concorda que Joseph Hubertus Pilates foi um homem revolucionário? A Revista Pilates listou algumas das melhores frases ditas por ele para inspirar a sua semana. Vamos conferir?

1 – ‘’A aptidão física é o primeiro requisito da felicidade. Nossa interpretação da aptidão física é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã plenamente capaz de, natural e facilmente, realizar satisfatoriamente as nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazeroso.’’
2- ‘’Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas da vida moderna.’’
3- “Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.”
4- “Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade.”
5- ‘’Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes.’’
6- “Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.”
7- “Não interessa o que você faz e, sim, como você faz.”
8- “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo.”
9- ‘’Se aceite da forma que você é.”
10- ‘’Paciência e persistência são qualidades vitais no resultado final para realizar algum esforço que valha a pena.’’

11- “É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”
12- ‘’Isso é equivalente a um banho interno. Como o frescor da primavera proveniente das fortes chuvas e nevascas que derretiam das montanhas e aumentavam as correntezas nos rios, levando-os até o mar, assim será com o fluxo sanguíneo, com vigor renovado, como resultado direto da realização fiel dos seus exercícios de Pilates.’’
13- ‘’O ideal é que os nossos músculos obedeçam à nossa vontade. A nossa vontade não deve ser dominada pelas ações reflexas de nossos músculos.’’
14- “Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito.”
15- ‘’Assim como uma tempestade sacode a água de um pequeno córrego e o leva a imediata ação, o mesmo acontece com o Método Pilates purificando sua corrente sanguínea.’’
16- ‘’Uma boa postura pode ser adquirida com sucesso somente quando todo o mecanismo do corpo está sob um controle perfeito. O caminho segue como uma coisa natural.’’
17- “Poucos movimentos bem feitos realizado de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.”
18- “Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.”
19- ‘’A arte do Pilates prova que o sua idade não é medida em anos, ou como você acha que você se sente, mas sim pela flexibilidade normal da sua coluna ao longo da sua vida.’’
20- “Para obter as realizações mais elevadas do escopo das nossas capacidades em todos os aspectos da vida, devemos nos esforçar constantemente para desenvolver corpos fortes e saudáveis e para desenvolver nossas mentes ao máximo das nossas habilidades.”

Um homem à frente de seu tempo, que apreciava a arte do movimento, que dedicava seu tempo estudando o corpo humano: esse era Joseph! Por isso ele é tão admirado por nós, os pilateiros! Muito Pilates para todos

Aula experimental gratuita.

Fisioterapia Oncológica

Após a cirurgia de Mama, podem aparecer complicações no braço operado. As principais são: dor, dificuldade para movimentar o ombro, inchaço no braço e alteração de sensibilidade. Para alívio dessas complicações, existe a Fisioterapia Oncológica e a Drenagem Linfática Manual.

A Fisioterapia atua na recuperação do movimento e a Drenagem atua, principalmente, na recuperação do Sistema Imunológico, no alívio da dor, regula o Sistema Neurovegetativo e, por intermédio dos Vasos Linfáticos, extrai o líquido intersticia, evitando o risco de edema.

Fisioterapia-Traumato-Ortopedia

Sala de Personal – Musculação/ ergometria/ treinamento funcional:

Por que treinar na Triqueto?

Oferecemos um atendimento individualizado, com poucos alunos por horário e com hora marcada. Você terá seu professor esperando por você, com sua série idealizada especialmente para suas necessidades. Sua avaliação foi feita previamente por um fisioterapeuta, que irá indicar, ou contra-indicar algum exercício, o que afasta riscos de lesão e afastamento dos treinos ou agravamentos de sua possível patologia. Atendimento de personal, com preço de academia.

Objetivos:

  • Ganhar massa muscular
  • Perda de peso
  • Redução de medidas em áreas específicas

Benefícios:

  • Melhora da força e resistência muscular
  • Melhora da mobilidade
  • Melhora do condicionamento cardíaco
  • Associado a dieta nutricional – emagrecimento
  • Melhora do sono, ganho de massa magra, perda de percentual de gordura, Ganho de autoestima e bem-estar.
Aula experimental gratuita.

Atendimento em grupo:

com no máximo 8 alunos com hora marcada com dois professores no estúdio.

Atendimento individual:

Profissional dedicado exclusivamente para Você e um atendimento.

Musculação

Por que treinar na Triqueto?

Oferecemos um atendimento individualizado, com poucos alunos por horário e com hora marcada. Você terá seu professor esperando por você, com sua série idealizada especialmente para suas necessidades.
Sua avaliação foi feita previamente por um fisioterapeuta, que irá indicar, ou contraindicar algum exercício, o que afasta riscos de lesão e afastamento dos treinos ou agravamentos de sua possível patologia.