Gerência por Paula Tenenbaum

smiling-portrait-of-a-girl-and-female-psychologist-having-conversation-in-the-office

PAC

Avaliação do Processo Auditivo Central – Realizado por fonoaudiólogo 

O que é o exame?

O Processamento Auditivo Central (PAC) avalia uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas via o sentido da audição, ou seja, avalia como o cérebro processa (analisa e interpreta) às informações que o indivíduo escutou.
Dessa forma, existe uma de habilidades que desenvolvemos ao longo do tempo como, por exemplo, localização sonora, discriminar e reconhecer sons memorizá-los em sequências, são algumas das habilidades que estão envolvidas nesse processo.
 Alterações de processamento auditivo central podem ocorrer mesmo em pessoas com audição normal.

Como é realizado?

É realizado em três sessões de avaliação do processamento auditivo. O exame é feito dentro de uma cabina acústica e o indivíduo realizará alguns testes, selecionados de acordo com a faixa etária e presença ou não de alterações auditivas. Esses testes têm por finalidade avaliar as habilidades auditivas para que possamos compreender melhor se algum desses processos está alterado.
É importante que exista uma audiometria recente, dessa forma, é comum, quando o paciente não tem, seja realizada uma audiometria completa antes dos testes.

Indicação

A alteração do processamento auditivo pode ocorrer mesmo em indivíduos que apresentem uma audição normal. É um exame indicado quando a pessoa apresenta queixas e/ou sinais que podem estar relacionas às alterações de PAC. Por exemplo, indivíduos desatentos, distraídos, com dificuldades escolares, alterações de fala, memória, dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita, em compreender piadas e ironias, ou organizar o discurso, pessoas em que ambientes ruidosos (ruas, escolas, reuniões, etc.) são lugares em que apresentam mais dificuldade em ouvir e prestar atenção ao que foi falado, conversas longas, ou com várias pessoas falando ao mesmo tempo, são mais difíceis para serem acompanhadas, solicita muita repetição do que foi dito.

 

Agora que você entende a importância por que não se cuidar?

Endereço: Av. Ruy Barbosa, 377, Niterói, Rio​ de Janeiro

Contatos: contato@triqueto.com.br
                  (21) 2710-9896 / 2710-2044